Espaços

CHÁCARA DAY LUZ
 

Em uma área de 3.000 m2, em 15 de novembro de 1998, integrantes do Projeto Autocura deram início às atividades que consolidavam o que até então era apenas uma idéia e um sonho: cultivar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, através da prática da agricultura orgânica.

Num local absolutamente desprovido iniciou-se um complexo trabalho de recuperação da terra, que consistia em um cuidado ímpar com a matéria orgânica, com as minhocas, com a natureza.

Orientados pelos conhecimentos trazidos da civilização Inca, na qual a terra era preparada por homens e semeada por mulheres, também durante os trabalhos no Day Luz os homens dedicam-se à fertilização da terra e ao seu preparo, enquanto as mulheres plantam, cuidam e colhem.

Muitas pessoas passaram pelo Projeto e contribuíram para que a Chácara tivesse as características que hoje possui. Trata-se de uma via de mão dupla, na qual o trabalho que individualmente imprimimos é recompensado pela própria natureza que se permite interagir, que se doa ao manejo, que assiste e cura.

Através da Chácara Day Luz, os participantes do Projeto Autocura têm a real oportunidade de experienciar as informações passadas nos cursos. É a parte prática. É a possibilidade do contato consciente com os elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar.

A chácara é o espaço onde se prepara mudas, se cultiva hortaliças, se processa as doações. Ela molda a convivência, traz desafios, testa limites. Ao freqüentá-la, descobre-se que é possível visualizar a própria vida enquanto são realizados os trabalhos para a sua manutenção.

Ela torna possível aguçar os 5 sentidos quando os ouvidos se abrem para os sons dos pássaros, os olhos para os detalhes da natureza, o tato para a textura da terra, o olfato para os cheiros das ervas e o paladar para o sabor do que vem preparado da cozinha.

Saber o que significa a “operação tiririca”, ter o registro do quanto é deliciosa uma água com limão, sentir a satisfação de colocar uma a uma as mudas no seu canteiro e, depois de alguns ciclos lunares, levar para casa a sua colheita, é um privilégio para poucos que está ao alcance de todos os que estiverem interessados na própria melhora.

A Chácara Day Luz existe para que a Fraternidade Lux de Harmonização alcance seu objetivo primeiro.

  
LOJA DAY LUZ

Muito bem localizada na Rua Piauí, 910 Colina, na cidade de Americana/SP, a Loja Day Luz trouxe um pedacinho da Chácara até a cidade. Através dela os consumidores de produtos orgânicos têm maior facilidade no acesso aos alimentos saudáveis cultivados pelo Day Luz.

Procurando atender às necessidades apontadas pelos clientes, a Loja busca em outros fornecedores o alimento orgânico que ainda não produz e disponibiliza além das hortaliças, ervas, temperos, legumes e ovos, outras tantas variedades de legumes, frutas, sucos, cereais, iogurtes, mel, carnes, azeite, café,…

A variedade é enorme e a qualidade pode ser vista e sentida. O alimento orgânico tem cor vibrante, cheiro intenso, sabor único e proporciona saúde incomensurável aos consumidores que já adquiriram a consciência de que “somos aquilo que comemos”.

Importante frisar que antes de disponibilizar um alimento saudável para consumo, o planeta foi carinhosamente bem tratado. É a natureza sendo profundamente respeitada através da agricultura orgânica.

 

 

CHÁCARA DAY VI
SITE
 

A chácara Day Vi é um lugar que encanta por sua beleza e simplicidade! É nele que se produz boa parte dos alimentos orgânicos do Day Luz.

O que move esse trabalho é a consciência da importância da agricultura orgânica para a recuperação do meio ambiente e da saúde do ser humano.

São mais de 80 canteiros de 20,00 metros de comprimento produzindo cenoura, beterraba, alface, abóbora, mandioca e grande variedade de hortaliças.

Espalhadas pelo espaço podem ser encontradas inúmeras árvores frutíferas, das quais se colhe banana, pitanga, mamão, acerola, abacate, goiaba,…

Quando se estabelece uma relação de profundo respeito, naturalmente o que se obtêm pode ser comparado a um remédio. A natureza devolve o carinho que recebeu proporcionando saúde através do alimento.

Mãe Terra, louvamos e bendizemos sua generosidade e abundância, distribuídas de forma equânime a todos os seus filhos. Que possamos retomar a dignidade e alcançar o amor manifesto no trabalho consciente. E que deste, o alimento seja o fruto abençoado pela própria presença de Deus nele.

Mensagem do livro: Talentos – pág. 120.