Agricultura Orgânica

A AGRICULTURA NA CHÁCARA DAY LUZ

Compreender o processo do cultivo do alimento orgânico implica, antes de tudo, consciência e responsabilidade. De maneira resumida, temos os seguintes passos para chegar ao nosso produto orgânico:

  1.  O lixo orgânico – É o princípio de tudo. É a matéria prima para se obter um solo sadio. É trazido por todos os participantes que já chegaram ao nível III dos cursos de autoconhecimento e que são convidados a participar nos trabalhos realizados na Chácara Day Luz. Temos neste exercício a conscientização do quanto é importante que o lixo seja a nossa “senha de entrada” no Day Luz, pois sem ele, não podemos dar seqüência aos trabalhos de agricultura orgânica.
  2.  Compostagem – A compostagem é o processo de transformação de restos de verduras, cascas de frutas e legumes crus (in natura) juntamente com materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo ocorre em canteiros de compostagem que temos no Day Luz, envolvendo transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.
  3.  Húmus – O húmus é o mais completo adubo orgânico existente. É obtido pelo processo de compostagem juntamente com minhocas, as responsáveis pela sua produção. É inodoro, asséptico (não contém sementes de ervas daninhas), rico em matéria orgânica, fósforo, potássio, nitratos, cálcio, magnésio, minerais, nitrogênio e microelementos assimiláveis pelas raízes das plantas. Não é tóxico para as plantas, animais e seres humanos.  Utilizamos o húmus tanto para o feitio das bandejas das mudas como para o preparo dos canteiros onde estas serão replantadas.
  4.  O preparo das bandejas – Após todo o trabalho que garante a boa qualidade do substrato a ser utilizado nas bandejas (terra e húmus), outros detalhes ainda são fundamentais para se obter mudas saudáveis: a escolha das sementes a serem utilizadas (devem ser de boa qualidade e viáveis ao nosso clima e solo); conhecer a quantidade adequada de sementes para o semeio de cada espécie, assim como a profundidade ideal para seu desenvolvimento; o contato manual com as sementes deve ser evitado, devido ao pH da nossa pele que pode alterar o desenvolvimento da semente, podendo até “queimá-la” (a semente não germina); deve-se haver assepsia das ferramentas utilizadas, para que não haja proliferação de organismos prejudiciais ao desenvolvimento dos “bebezinhos”; organização e quietude são fundamentais para o trabalho, pois ele exige extremo zelo e atenção.
  5.  A estufa – É um espaço ambientado com temperatura, umidade e luminosidade adequadas à germinação das sementes e ao desenvolvimento das mudas, um verdadeiro útero para as chamadas “plântulas” nesta fase do desenvolvimento. Também ali existe o cuidado com assepsia, o controle assíduo de ervas daninhas (pelo método de catação) e controle de pragas e insetos (com bio produtos a base de Neem – cultivado na própria Chácara Day Luz, e uso de água fervente para os casos de formigas). 
  6.  Os canteiros – Seguindo uma tradição da civilização Egípcia, na qual o preparo da terra era todo realizado pelos homens, também temos esta organização nas tarefas. Desde a capina, o volver da terra, a adubação e até a forração, são tarefas executadas pelos homens, que deixam tudo preparado para que depois as mulheres realizem o plantio do alimento. 
  7.  O plantio – Ainda na tradição Egípcia, cabia às mulheres o cuidado com a alimentação através do ato de cultivar. Trazendo tal costume para a nossa realidade, temos aos finais de semana os trabalhos com o plantio das hortaliças orgânicas. Tudo é feito com a consciência de que estamos participando do ciclo de vida de um Reino inferior ao nosso, o Reino Vegetal, que merece o devido amor pelo simples e divino fato de nos sustentar.  Trabalhamos a conscientização de que TUDO o que nos alimenta provém da terra, e por isso devemos respeitá-la.
  8.  A irrigação – Sabemos que a adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais. Na Chácara Day Luz, praticamos a fertirrigação, que consiste na mistura de adubos e nutrientes totalmente orgânicos à água da irrigação, garantindo que todo o solo seja fertilizado e as culturas sejam totalmente fortalecidas.
  9.  Colheita – A colheita das hortaliças é um momento especial. É o momento em que o vegetal está doando sua vida para sustentar outra vida. Por isso, reservamos a tarefa da colheita novamente às mulheres, que se valem de muita delicadeza, amor e consciência do ato que é a entrega de um ser para sustentar outro ser.

 

DESTAQUES:

Programa Barco Escola – Entrevista sobre “Alimentos Orgânicos e Trabalho Voluntário”

 

Imagem de Amostra do You Tube

 

Matéria do Jornal O Liberal, caderno Assim, de 26 de agosto de 2012. Clique aqui para ler o conteúdo.

2012.08.26 - Matéria Orgânicos - O Liberal menor

 

Abaixo, 5 vídeos da Fraternidade Lux sobre Agricultura Orgânica. Trechos da palestra de Manoel Messias Lôbo, Agropecuarista Orgânico, durante a 15ª Conferência de Metafísica e Autocura de Americana “Planeta Terra Pede Socorro: uma trajetória de desequilíbrios”

Agricultura Orgânica – Parte 1

Imagem de Amostra do You Tube

Agricultura Orgânica – Parte 2

Imagem de Amostra do You Tube

Agricultura Orgânica – Parte 3

Imagem de Amostra do You Tube

Agricultura Orgânica – Resumo Histórico

Imagem de Amostra do You Tube

Manoel Messias Lôbo – Como se tornou Agricultor Orgânico

Imagem de Amostra do You Tube